domingo, 21 de fevereiro de 2016

IOGURTE GREGO FEITO EM CASA

IOGURTE GREGO



COMO FAZER O IOGURTE:

Ingredientes:

1 litro de leite (integral, semi desnatado ou desnatado) (uso leite pasteurizado)

2 colheres de chá de iogurte grego ou 4 colheres de chá de iogurte natural, em temperatura ambiente, com no máximo 5 dias de fabricado, contendo lactobacilos vivos e que não contenha aditivos como conservantes, corantes, açúcar ou adoçantes (poderá também usar fermento lácteo encontrado em lojas de produtos naturais, seguindo as instruções da embalagem)

Modo de fazer:

Aqueça o leite em fogo brando, mexendo de vez em quando, até que atinja a temperatura de 80°C.

Retire do fogo e deixe amornar até atingir 45°C.

Numa tigelinha, misture as duas colheres de chá de iogurte (ou o fermento lácteo)  com um pouquinho de leite para diluir.

Despeje esta mistura no litro de leite já resfriado a 45°C, mexendo bem para misturar completamente.

Leve à sua iogurteira e siga as instruções do fabricante. A temperatura ideal de incubação é de 38 a 45°C. Sendo assim, se você não tiver uma iogurteira, poderá colocar a vasilha com o leite para descansar dentro de um isopor bem fechado onde tenha sido acrescentado água a 45°C (como um banho-maria). Outra alternativa é enrolar a vasilha em uma tolha e deixar dentro do forno com a lâmpada ligada.
Quando o iogurte estiver firme ( de 6 a 10 horas depois), retire e leve a geladeira para ser consumido como iogurte, ou transforme-o em iogurte grego.




O próximo passo, então, seria transformar aquele iogurte comum em iogurte grego, ou seja, filtrar o excesso de soro, fazendo com que fique mais espesso e cremoso. Evidentemente, vai reduzir bastante o volume: um litro de iogurte rendeu meio litro de iogurte grego. Para isso, usei uma peneira encaixada em um recipiente; Depois, forrei a peneira com um paninho próprio para fabricar queijos (você pode usar fralda de pano nova, que será usada somente para este fim, ou até mesmo gaze estéril, em várias camadas).

Com uma concha, coloque o iogurte, cuidadosamente, na peneira forrada.


Tampe e deixe filtrando dentro da geladeira por 3 horas. O soro contém nutrientes e não deve ser jogado fora, ele pode substituir o líquido de várias receitas que levam água ou leite, como bolos,e pães.



Nenhum comentário:

Postar um comentário